sábado, 26 de março de 2011

Japão

Reator 3 estaria vazando mais material radioativo, diz governo
TóQUIO. Autoridades japonesas informaram ontem que a estrutura de contenção do reator 3 da usina nuclear de Fukushima pode estar danificada, o que significaria um vazamento maior de material radioativo.

A Tokyo Electric Power (Tepco), proprietária da usina nuclear Dai-chi, em Fukushima, anunciou que pode levar um mês para que a temperatura dos reatores da usina seja controlada.

As suspeitas de rompimento aumentaram depois que três funcionários que trabalhavam no resfriamento da usina foram expostos a níveis de radiação 10 mil vezes maiores do que o normal e sofreram queimaduras ao entrarem em contato com a água em torno do reator 3.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa afirmou, porém, que é "improvável" que haja danos no interior do reator 3, já que a temperatura e a pressão dentro do núcleo, que armazena barras de combustível, mantiveram-se estáveis.

Segundo o porta-voz da agência, Hidehiko Nishiyama, a água contaminada deve ter vazado através de uma tubulação de contenção do núcleo. "Pode ter acontecido um vazamento nas tubulações e/ou nas válvulas, mas não há informações que sugiram uma rachadura", disse Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência. "Ainda é incerto como o vazamento aconteceu".

A água pode ter escapado ainda de uma outra parte das instalações, como da câmara de aço do núcleo do reator ou da piscina de combustível. O reator 3, o único a usar o combustível mox, uma combinação de urânio e plutônio, foi danificado por uma explosão de hidrogênio no dia 14 de março. Um vaso quebrado não é a única explicação possível, disse ele.

Pouco depois do anúncio, o primeiro-ministro Naoto Kan fez uma declaração pouco otimista, afirmando que a situação em Fukushima é "muito séria e grave"; "A situação hoje (ontem) na usina nuclear de Fukushima Dai-ichi é ainda muito grave e séria. Precisamos continuar em alerta", disse Kan. "Não estamos em uma posição em que podemos ser otimistas. Precisamos tratar qualquer acontecimento com o maior cuidado", completou.

Ainda ontem, a zona de alto risco foi ampliada de 20 km para 30 km de distância a partir da usina de Fukushima. O governo japonês está recomendando aos residentes dessa área que deixem suas casas, mas não atribui tal orientação ao aumento do perigo de radiação.

Segundo o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, a orientação se deve às difíceis condições de vida na região. Embora não tenha sido ordenado o isolamento da área, Edano não descarta tal possibilidade.

Até o momento, apenas um raio de 20 km da usina foi evacuado. Quem mora a uma distância de 20 km a 30 km da central nuclear estava sendo orientado a permanecer em casa.
Evacuação. Policiais japoneses avisam a motoristas que a zona de alto risco nuclear foi ampliada de 20 km para 30 km da usina

Exclusivo

                                         Novo civic 2012 em uma cegonha no japão...

SANTOS

                                               Irredutível

O Santos ofereceu R$ 450 mil ao armador Paulo Henrique Ganso para continuar mais um ano no Santos e não reduzir sua mlta contratual.Os país do craque gostaram, mas o jogador não.Ele quer negociar a redução de sua multa para jogar na Europa ainda em 2011..

Messi

                                                    "só falta a copa"

  
   Eleito duas vezes melhor do mundo,campeão de tudo com o Barcelona, consagrado em todo o planeta. Lionel Messi já está realizado? Mas o craque argentino quer mais.Quer levantar a copa do Mundo e levar a Argentina à glória após mais de duas décadas..