quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nove aeroportos podem não ficar prontos até Copa 2014, diz estudo do Ipea

Aeroporto TOM JOBIM..
Um relatório apresentado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela mais um capítulo negativo no principal alvo de críticas na organização do país para a Copa do Mundo de 2014: o estudo "Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações" aponta que pelo menos 9 dos 13 aeroportos do país que estão em obras não devem ficar prontos a tempo da realização do evento: Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre.

"Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos", destaca a nota. As únicas cidades a não receberem avaliação negativa do Ipea foram Curitiba, Rio de Janeiro (Galeão) e Recife. Além disso, o levantamento indicou que dos 13 aeroportos com plano de investimentos, 10 podem operar acima da capacidade em 2014. O estudo citou a falta de investimentos em infraestrutura nos últimos 20 anos como um fator para o problema.

A questão aeroportuária para a Copa do Mundo já recebeu críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e de um relatório produzido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). O assunto mereceu atenção especial da presidente Dilma Rousseff: em março, ela assinou a Medida Provisória (MP) que cria a Secretaria de Aviação Civil, órgão com status de ministério. O ex-diretor do BNDES Wagner Bittencourt foi indicado para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário